DISCURSO DE SUA EXCELENCIA O SENHOR MINISTRO DOS TRANSPORTES E
TELECOMUNICAÇÕES,
DR. ANSUMANE MANÉ,
PROFERIDO NA ABERTURA DO 1º SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A INTERNET, EM AFRCIA, BISSAU
"BISSAU -INTERNET 96"
08 10 DE OUTUBRO DE 1996
**************************************************************
Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro,
A vossa honrosa presença nesta magna sessão constitui para
nós um motivo de grande satisfação, o que agradecemos,
sinceramente, em especial devido ao encorajamento para que
continuemos a envidar todos os esforços que forem necessários
para a promoção do desenvolvimento do nosso País, tendo a plena
consciência de que as communicações constituem a base de todo o
desenvolvimento humano.
**************************************************************
É com elevada honra e grande satisfação que acolhemos e este evento, de grande
importância para o desenvolvimento das comunicações na nossa sub-região africana, e um passo
firme na integração dos nossos paíes nas "Autro-estradas da Comunicação".
Agradecemos a presença dos nossos ilustres hóspedes vindos dos países da nossa Sub região, da América, da Europa e da Asia, a quem desejamos boa estada e que, para além do seminário, possam tirar o próximo proveito de tudo o que temos de agradável e de bom no nosso pequeno mas grande País.
Agradecemos, ainda, a valiosa participação técnica e financeira do PNUD e da USAID, que tornaram possível a realização do presente Seminário, bem como o empenho de Portugal-Telecom e da Guiné-Telecom, que permitiu a reunião das condições necessárias à ligação do nosso País na rede INTERNET.
Os técnicos que participaram na preparação deste evento merecem a nossa admiração e as palavras de encorajamento que lhes dirigimos. Sem a sua dedicação, o Seminário não teria os sucessos que se tornam já visíveis.
Excelência Senhor Primeiro-Ministro,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Guardaremos com satisfação a memória desta entrada da Guiné-Bissau na INTERNET, tornando disponíveis, a toda a população, os meios mais modernos de comunicação, que paulatinamente vai se propagando e servindo as camadas menos favorecidas, à preços muito mais acessíveis do que os meios tradicionais de comunicação.
Haverá trocas de experiências entre os seminaristas, o que reforçará as nossas relações de cooperação e o desenvolvimento integrado da nossa Sub-região. Contamos com a valiosa colaboração dos ilustres visitantes oriundos de outros continentes, nomeadamente América, Europa e Asia, para a transferência do "Know how" e o desenvolvimento dos sistemas de comunicação nos nossos respectivos países.
Minhas Senhoras e meus Senhores,
A ligação da Guiné-Bissau à INTERNET é mais uma realização com vista à consecução do
objectivo estratégico que traçamos para o sector das comunicações até o ano 2000 :
GLOBALIZAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES, COM GARANTIA DA INOVAÇÃO
TECNOLOGICA E OPTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS.
No decorrer do Seminário, os especialistas na metéria irão transmitir todos os ensinamentos necessários à utilização da INTERNET, estando previstos sessões práticas de demonstração, que poderão garantir a melhor apreensão dos conhecimentos.
Entretanto, sem termos a veleidade de antecipar os especialistas nesta matéria, gostaríamos de fazer uma pequena introdução sobre a INTERNET.
Segundo o Guia Básico da Internet publicado pelo AFCOM International, Inc., (passo a citar) « a INTERNET é uma rede cooperativa de redes de computadores que ligam instituições governamentais, escolas, livrarias, corporações, pessoas individuais, e outros, entre si e a uma vasta fonte de informação (fim de citação). Em termos gerais, podemos utilizar a Internet para receber mensagens do correio electrónico, ou para a transferência de ficheiros entre computadores, A Internet é uma rede aberta a todos os que pretenderem estar conectados a ela, bastando, para isso, dispôr de um terminal ou um computador com o software adequado, e ter a possibilidade de pagar os custos das comunicações.
O tipo de ligação mais simples e mais barato consiste na conexão dum terminal a uma computador que se encontre já ligado à INTERNET. Neste caso, entretanto, o usuário do terminal fica muito limitado, porquanto é obrigado a utilizar o sistema operativo do computador a que estiver ligado. Outros modos de ligação podem aumentar a capacidade e o leque de serviços da INTERNET a que podemos ter acesso.
Muitas redes diferentes e independentes estão ligados pour um determinado sistema, denominado protocolo, que lhes permite comunicarem-se uns com outros, de modo que aparecem como uma única rede para o utilizador.
Segundo a fonte citada atrás, a Internet é constituída, actualmente, de cerca de 28000 redes, cerca de 2 milhões de computadores ligados à internet e um número estimado de 15 milhões de utilizadores em todo o mundo. Cerca de 150 países estão conectados, a algum tipo de rede internacional de computadores, mas apenas 65 têm ligação directa à INTERNET.
Todos estes assuntos serão amplamente debatidos durante o Seminário, e contamos, para todos os esclarecimentos necessários, com vários especialistas nesta matéria.
Excelência Senhor Primeiro Ministro
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Para terminar, desejo os maiores sucessos a este Seminário, que ao seu término possamos
estar mais familiarizados com esta nova tecnologia, e que a maior parte das nossas dúvidas sejam
esclarecidas. Esperamos, ainda, que nos nossos Países continuem a verificar-se melhorias
significativas no domínio das comunicações, em particular no que diz respeito à INTERNET.
Muito obrigado
Bissau, 8 de Outubro de 1996