DISCURSO
DE
S. EXA. PRIMEIRO MINISTRO

CORONEL MANUEL SATURNINO DA COSTA

NA

SESSÃO DE ABERTURA

DO

PRIMEIRO SEMINARIO INTERNACIONAL

SOBRE A INTERNET EM AFRICA

"BISSAU INTERNET-96"
(08 A 10 DE OUTUBRO DE 1996)

Senhora Anne FORRESTER, Directora Adjunta du Bureau Regional para Africa/PNUD

Excelências Senhores Membros do Governo

Senhores Embaixadores

Senhores Membros do Corpo Diplomatico e dos Organismos Internacionais acreditados em Bissau

Ilustres Seminaristas

Minhas Senhoras e meus Senhores

Em nome do Governo e do Povo da Guiné-Bissau, quero exprimir todo o regozijo que sentimos pela honra com que a vossa escolha nos oferece esta feliz oportunidade de acolhermos o Primeiro Seminário Internacional Sobre a Internet em Africa.

Refiro-me à "BISSAU INTERNE-96", evento que constitui uma marca indelével na história das comunicações do mundo inteiro e, em particular da nossa Sub-região africana.

Ao abrir este seminário, saúdo e agradeço os orgamizadores, por terem associado o nome da nossa xapital, Bissau, a um marco tão importante para o futuro do desenvolvimento humano e de uma mais rápida e pacífica aproximação entre os povos do nosso Planeta.

Sejam todos Benvindos a este Seminário, neste País de Cabral que porá à vossa disposição as suas melhores virtudes e, sintam-se no meio deste povo, que vos dispensará a sua tradicional e boa hospitalidade, como se estivessem em casa.

Uma palavra de reconhecimento e de apreço querro dirigir ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e à Agência de Ajuda ao Desenvolvimento dos Estados Unidos da América (USAID) assim como aos seus ilustres Representamos em Bissau.

Os seus concursos, muito nos ajudaram, a garantir os meios que tornaram possível a realização deste Seminário.

Por isso e por tudo quanto têm feito em prol da nossa luta contra o sub-desenvolvimento, expresso-lhe os sinceros agradecemos do povo e do Governo da Guiné-Bissau.

Ao Senhor Ministro dos Transportes e Telecomuncações e aos seus colaboradores ao Sector Privado e à todos os técnicos que participaram na preparação deste evento, vão as minhas palavras de apreço e de encorajmento.

A todos os participantes, sem esquecer os do meu País, quero exortar a não pouparem esforços e a fazerem uso de todas as suas capacidades no sentido deste Seminário ser mais uma etapa da sua e nossa luta, para a apropriação dos ganhos do desenvolvimento tecnológico que, postos à disposição dos nossos agentes económicos, sociais e culturais, muito poderão contribuir para a nossa vitória face ao subdesenvolvimento e a necessidade de uma rápida integração dos nossos países no contexto Regional e Mundial.


Quero agradecer igualmente aos irmãos da Telecom de Portugal e da Guiné-Bissau pelo grande e decisivo contributo de ambas na criação das condições técnicas substantivas e indispensáveis à entrada do nosso País na INTERNET.


Minhas Senhoras e Meus Senhores !


A Guiné-Bissau ao fazer parte agora da grande família mundial da INTERNET, enche os seus filhos de orgulho e satisfação.

E, por receber este Seminário no seu seio, oferece aos países que preparam a sua entrada, a feliz oportunidade de se familiarizarem com esta technologia de ponta, conhecida pelo nome de Auto-estrada de Informação.

Durante o Seminário, os Seminaristas terão a oportunidade de trocar experiências.

O facto de alguns dos seminaristas serem oriundos de Continentes onde nesta matéria as experiências abundam, como nos Estados Unidos, na Europa ou na Asia, engrandece o Seminário e oferece-nos à partida todas as garantias de que, tirando partido destes conhecimentos, a nossa Sub-região obterá o seu sucesso pleno.

O sucesso pleno de todos nós é o motivo que nos animou e moveu a receber o Seminário e a reunir todos os meios e condições para que ele se torne nesta realidade que a partir de hoje partilhamos e esperamos venha a ser mais uma etapa na nossa aproximação e na integração das nossas economias e sociadades que há muito ambicionamos e vamos de certeza conseguir construir.


Minhas Senhoras e Meus Senhores !


Este Seminário sobre INTERNET succedeu a um outro, também de grande importância, sobre os Estudos e Prespectivos à Longo Prazo e, que igualmente contou com todo o apoio do PNUD.

Os Estudos e Prespectivos permitiram aos nossos técnicos pensar o nosso desenvolvimento económico e social de forma endogene e, olhar para o nosso futuro, com a coragem de prever o que será a nossa vida num horizonte temporal de 25 anos.

E, isso aconteceu, antes da nossa entrada na INTERNET !

Com esta arma, chamada INTERNET, o que será do nosso futuro, se os nossos quadros utilizarem todas as vantagens que assim e mais uma vez lhes pomos à disposição ?


Minhas Senhoras e Meus Senhores !

Termino, esperando que sobre esta questão, os Senhores Seminaristas encontrem a resposta devida, neste Primeiro Seminário Internacional sobre a Internet em Africa "BISSAU INTERNET 96", que tenho a honra e o previlégio de declarar aberto e de desejar os maiores sucessos !

Muito Obrigado !

Bissau, 8 de Outubro de 1996


[ Return to Bissau Internet '96 Home Page ]
For comments and/or information: <cap@us.net>